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Big Data para Small Business

Há 10 anos aproximadamente o termo Big Data começou a ser usado e a definição mais simples que chegamos é o imenso volume de dados disponíveis, estruturados ou não, que impactam os negócios. Normalmente o conceito está associado ao volume, à velocidade e à variedade de dados. Ok, mas o que isso tem a ver com meu pequeno e médio negócio. Muitos empresários que ocupam muitas horas da sua semana pensando seus negócios, liderando equipes, relacionando-se com clientes, buscando novas oportunidades, acabam com a sensação que “Big Data não é para minha empresa, é para as grandes corporações.” O mais importante não é o conceito, o tamanho ou o valor, mas o que vale é a atitude. E é na atitude que normalmente os pequenos e médios negócios prosperam frente às grandes empresas. Neste caso a atitude tem a ver com a aplicabilidade deste conceito para o meu negócio. E qual é esta grande quantidade de dados disponíveis? Não são só os dados disponíveis no mercado, na internet, no comportamento humano, mas o segredo é aliar estes dados externos com os dados internos. Nossa prática tem mostrado aos nossos clientes e a nós mesmos que existe uma enorme quantidade de dados dentro das empresas que não são processados, analisados com o objetivo de geração de insights. Estes sim gerarão ações objetivas para a conquista de mercado, aumento de margem e faturamento. Tratar os dados com um olhar estratégico buscando novas oportunidades, ou mesmo analisando as oportunidades hoje exploradas pela empresa, em termos de longevidade, lucratividade, custos envolvidos, fará toda a diferença. Esta é a melhor aplicação deste conceito para o Small Business. Um exemplo prático deste trabalho é a criação de painéis de controles para os gestores das atividades internas nas empresas, especialmente nas áreas de vendas, relacionamentos rentáveis com clientes, avaliação de equipes e resultados financeiros. Se os gestores de área tiverem em uma tela os dados internos necessários para análise, terão condições de olhar o mercado com olhos de lince nas novas oportunidades. Melhor ainda é traçar paralelos destes dados com os dados disponíveis no mercado. O maior risco das pequenas e médias empresas é não se aproveitar da maior oportunidade que tem. A agilidade para a tomada de decisão e mudança. Se não fizerem isso, perderão sua vez e as empresas grandes tomarão conta.



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Pequenas e médias empresas de comércio, indústria e prestação de serviços que tem como meta se diferenciar, crescer, aumentar produtividade de equipe e rentabilidade.